Família Apaixonada pelo Ciclismo

Team do MTB é formado por uma família apaixonada pelo ciclismo.

Os espaços da sala de uma aconchegante casa em São José de Ribamar, no interior de São Luís, guardam a memória, conquistas e a história de uma família de gerações de ciclistas.

As relíquias na forma de medalhas, troféus e placas dos números utilizados nas competições dão boas vindas aos visitantes da residência do casal Juvenilson e Mayara.

Tudo começou em 2002 quando Juvenilson Barbosa da Silva resolveu passar a praticar o ciclismo de competição.

Não tardou para seus irmãos, Evanilson e João Barbosa, passarem a ser atletas do ciclismo.

Os irmãos Barbosa ganharam notoriedade na modalidade e ficaram conhecidos como “Triastros”.

A paixão pelo ciclismo fez suas esposas e diversos atletas de São José de Ribamar passarem a pedalar com os irmãos, fazendo os Ribamarenses criarem o “CICLOBIKE TEAM”, em 2014 participaram com 17 atletas da Maratona XCM São Luís/Rosário, conquistando 11 pódios.

Foi também a primeira vez que a tradicional prova contou com a categoria Feminino e o TEAM de Ribamar garantiu as três primeiras colocações.

Em 2018 a equipe foi representada por 08 atletas e conquistou 05 pódios, a prova marcou o retorno de Mayara Rafaela (Esposa de Juvenilson), que esteve ausente das competições por estar gravida de sua filha Maysa.

Mayara voltou após um ano e terminou na 4ª posição.

“Foi uma prova muito difícil, a chuva forte fez a trilha ficar mais complicada e desafiadora, sofri três quedas, mas terminei com a graça de Deus”, afirmou Mayra Rafaela.

O jovem Juvenilson Junior (09 anos) é outro motivo de orgulho para o casal de ciclistas, ele é o caçula da equipe e em 2017 participou de 03 competições na categoria Kids.

Junior é tímido e econômico com as palavras, mais na hora de pedalar tem garra, vontade e muita determinação, não admitindo ficar atrás de seus pais.

Juvenilson Barbosa tem uma pequena oficina de bikes na porta de sua casa e não esconde a emoção ao falar de sua família e da paixão pelo ciclismo.

O atleta exalta o grande avanço que a modalidade deu nos últimos anos, ressaltando a união dos grupos e o trabalho que a Federação Maranhense de Ciclismo vem desenvolvendo.

“Há três anos todos nós do TEAM somos filiados a FMC, como atletas temos percebido o quanto o ciclismo cresceu no Maranhão e percebemos mais ainda esse crescimento e respeito quando disputamos provas em outros Estados” comentou Juvenilson.

Ele concluiu falando do sonho que ele tem em realizar a 1ª Copa Ribamarense MTB XCO, em um circuito de 08 km na região do Mojó.

O CICLOBIKE conta aproximadamente com 30 atletas que se reúnem nas tardes de domingo para realizar trilhas na Ilha em média de 80 km.

Confira mais informações sobre o ciclismo montain bike? Clique aqui.

By | 2018-03-07T17:35:08+00:00 março 7th, 2018|Notícias|